O Espírito Santo age na igreja, não por causa de nós, mas apesar de nós!

 O Espírito Santo age na igreja, não por causa de nós, mas apesar de nós!

Professor Francis Emerson Santos

Muitas pessoas ficam imaginando que o mover do Espírito Santo é condicionado ao "bom comportamento" dos membros da igreja e seus líderes. Primeiro vamos deixar bem claro que a parte submissa somos nós, e não o Senhor! Ele é soberano e dono das suas ações, que na maioria das vezes não são compreendidas por nós. Algumas Ele até "sussurra" da forma e maneira que bem entender, geralmente surpreendendo a todos, principalmente os ortodoxos religiosos.

Quando supostos "escândalos" surgem respingando ou mesmo mergulhando lideranças da igreja, logo vem o pensamento "infantil" e raso, de que "Deus vai pesar a mão" e a igreja irá sofrer as consequências etc etc. Mas o fato é que o Senhor tem uma visão completamente diferente da nossa quanto aos ditos "escândalos". Pois o que compreendemos como "escândalos" são ações que façam "qualquer um dos pequeninos" tropeçar ou desviar, ou mesmo obstacular os seus  caminhos, a preocupação do Senhor é quanto às almas, não a reputação da igreja diante do mundo. Convenhamos, a igreja nunca irá agradar esse sistema social enquanto for fiel ao evangelho, pois sua palavra é de denúncia flagrante dos pecados e falhas de todos, e a orientação de um caminhoo único para a salvação: Jesus Cristo.

Eu até acho estranho quando vejo um grupo de representantes desse "tempo presente", os políticos, tendo tanta liberdade em frequentar nossas reuniões. Não que sejam proibidos ou que façamos algo para afugentar, pelo contrário, queremos que todos ouçam a Mensagem. Mas esses políticos, num considerálve grupo deles, carregam uma bagagem de ações no seu "trabalho como político" que o Espírito santo faz denúncias na Palavra, muito contundentes e explícitas. Eles são os que deveriam "tremer" ante a possiblidade de ir em um de nossos cultos. Mas se isso não acontece, suponho que nós, como igreja, temos "açucarado" a mensagem, temos trocado a mensagem por uma massagem do ego, do poder e da política. Nossos ideis não são compactuados pela maioria desses "camaradas".

Mas voltando ao assunto: as bênçãos do Senhor são "derramadas", o Espírito Santo é literalmente derramado sobre a Noiva, a Igreja do Senhor, mas a punição quanto a ações que prejudiquem a caminhada de fé de qualquer uma das crianças do Senhor é individual,  "mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!". 

Não é por causa de nós que ocorre o gracioso derramar do Espírito Santo, é APESAR DE NÓS!

________________________________________..._________________________________

7 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mateus 18)



.





Nenhum comentário: