Durante muito tempo, pensava-se que ser alfabetizado era conhecer o código linguístico, ou seja, conhecer as letras do alfabeto. Atualmente, sabe-se que, embora seja necessário, o conhecimento das letras não é suficiente para ser competente no uso da língua escrita. “A língua não é um mero código para comunicação.Letrar significa inserir a criança no mundo letrado, trabalhando com os diferentes usos de escrita na sociedade”.
O conceito de Letramento é recente, ele surge quando nota-se dentro do contexto do desenvolvimento social, que a pura interpretação de símbolos é insuficiente para um convívio social que permita o avanço e aprimoramento. “É um conceito amplo e onde o que se trata nesse conceito é justamente os usos e as práticas de leitura e escrita presente no cotidiano das pessoas.”
Sinteticamente, o conceito de alfabetização é a apropriação do sistema de escrita. A alfabetização necessita de metodologias de ensino do nosso sistema de escrita com suas regras, para que possam ser assimilados, aplicados e repetidos.
Já o letramento independe da alfabetização, a criança pode desde muito cedo, ter contato com gêneros textuais variados que circulam em nossa sociedade, textos escritos ou não.
Quando a criança vê os pais digitando um torpedo, quando ouvem uma estória das nossas tradições orais, elas se inserem nessa prática de letramento.
“Ser letrado é ser capaz de participar das situações e interações na socieade em que os textos de diversos gêneros estão presentes, nesse sentido não é necessário que se seja alfabetizado para que seja letrado.”
“Temos que compreender que, embora distintos, alfabetização e letramento são interdependentes e indissociáveis: a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento; este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do sistema de escrita.”
“A leitura de mundo precede a leitura da palavra”.
“... Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade.” (Paulo Freire)
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