Óleo Vegetal x Saúde |
Para explicar quais os benefícios e malefícios do óleo vegetal, é necessário primeiramente saber qual é a diferença entre a gordura trans, saturada e insaturada:
Gordura Trans: É um tipo de gordura formada por hidrogenação tanto natural como artificial, apresenta-se no estado sólido, e é muito prejudicial à saúde, pois aumenta os níveis do colesterol ruim (LDL), e diminui os níveis de colesterol bom (HDL). Normalmente a Gordura Trans está presente nos biscoitos recheados, salgadinhos, sorvetes... É a responsável por deixar os alimentos mais saborosos, além de aumentar a durabilidade. Gordura Saturada: É um tipo de gordura encontrada em maior quantidade nos produtos de origem animal. Também se apresenta no estado sólido e pode ser prejudicial à saúde, pois deposita o colesterol ruim (LDL) nas artérias. Gordura Insaturada: Pode ser encontrada principalmente nos vegetais. Apresenta-se no estado líquido e traz alguns benefícios à saúde, tais como: redução do colesterol ruim (LDL), do nível de triglicerides e da pressão arterial. O óleo vegetal não possui colesterol e por ser líquido, não conta com a presença da gordura trans. Todos os tipos tem um pouco de gordura saturada, e alguns em excesso, como o óleo de coco que possui 95% de gordura saturada. Já a gordura insaturada é a mais encontrada nos óleos vegetais, um bom sinal, já que faz bem para a saúde quando não consumida em excesso. Qual a melhor maneira de usar os Óleos Vegetais? Os óleos que possuem gordura saturada são mais indicados para fritura, pois ao contrário dos insaturados, não possuem tantos pontos de ligação para reagir com o material da panela. Os que são formados por gordura insaturada são indicados para os alimentos crus. Mas independente do tipo de óleo é importante lembrar que nenhum deve ser aquecido ao ponto de soltar fumaça, pois se torna altamente prejudicial. Quantidade certa de Óleo Vegetal Uma dieta saudável deve conter 30% das calorias diárias em gordura, sendo 10% de gordura saturada e 20% de insaturada, ou seja, 50 gramas de gordura no total. • Cada grama corresponde a nove calorias. Reutilizando o Óleo Vegetal Reutilizar o óleo depois de uma fritura não é incorreto, afinal o óleo não fica sujo após fritar apenas uma pequena porção de batatas. Porém, não é recomendado usar mais de quatro vezes, isso se nas quatro vezes for utilizado para fritar pouca quantidade de alimento, e se estiver em condições de uso. Mas é fundamental saber armazená-lo para que não haja problemas. A melhor forma de guardar o óleo usado é na panela de vidro ou de alumínio depois de frio e filtrado, (para retirar os resíduos que saem durante a fritura), e sempre em locais que não recebam calor. Dica: Ao ser exposto à luz, o óleo sofre alterações, portanto prefira guardá-los longe da claridade, ou em recipientes escuros.
Escolha o Óleo certo
Quantidade de Gordura Saturada em alguns Óleos Vegetais:
* Valores aproximados, pois a porcentagem pode variar de acordo com a marca.
Veja algumas características dos óleos vegetais mais utilizados: Soja: Contém ômega 3 e 6, ajudam a reduzir a pressão sanguínea e os níveis de triglicérides e de colesterol.
Girassol: Contém ômega 3, 6 e 9, vitamina E, e é rico em gorduras monoinsaturadas. Ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL), e a reduzir o colesterol ruim (LDL).
Canola: Contém ômega 3 e 6, é recomendado para pessoas com doenças cardíacas.
Amendoim: Contém vitamina A, e é indicado para quem possui problemas no aparelho digestivo.
Milho: Contém ômega 6, e baixo teor de gordura saturada. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na redução dos níveis de coltesterol e triglicérides, e pode ser benéfico para os sintomas da TPM.
Gergelim: Contém ômega 6 e 9, cálcio e vitamina E. Funciona como antioxidante, ajuda no fortalecimento dos ossos e a melhoria da elasticidade da pele.
Linhaça: Contém ômega 3,6 e 9. Ajuda a prevenir doenças degenerativas e cardiovasculares, a regularizar o intestino, e também pode auxiliar no controle da TPM e da menopausa.
http://oleo-vegetal.info/mos/view/%C3%93leo_Vegetal_x_Sa%C3%BAde/
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário