Vapor de água saindo de chaleira
Por exemplo, quando falamos que a água evaporou, dizemos que ela passou do estado líquido para aforma de vapor. Porém, quando nos referimos ao oxigênio presente no ar, não dizemos que ele é vapor, mas sim um gás ou que está na forma gasosa.
Por isso, surge a dúvida:Afinal, qual a diferença entre um vapor e um gás?
O vapor é um estado no qual a substância pode facilmente se liquefazer, ou seja, voltar para o estado líquido, apenas se aumentarmos a pressão do sistema ou se abaixarmos a temperatura, separadamente.
Por exemplo, se causarmos a compressão da água que evaporou, ela irá voltar a ser líquida. Ou podemos também abaixar a temperatura para que isso ocorra, como ocorre quando cozinhamos arroz: quando se atinge a temperatura de ebulição, a água evapora; mas quando ela toca na tampa da panela, que está a uma temperatura menor, ela volta para o estado líquido. Outro exemplo são as gotículas que se formam ao redor de um copo ou de uma garrafa com um líquido gelado. Essas gotículas eram vapor de água presente no ar, que condensou ao entrar em contato com o copo ou com a garrafa que estava a uma temperatura menor.
Já os gases estão em um estado fluido e para mudá-los de estado é necessário usar esses dois processos simultaneamente (aumento da pressão e diminuição da temperatura).
Com isso, podemos dizer que todo vapor é um gás, mas nem todo gás é um vapor.
Um passo importante para diferenciar um gás de um vapor é saber a sua temperatura crítica. Temperatura crítica é a temperatura acima da qual a substância só pode existir na forma de gás, pois é impossível mudar seu estado gasoso para o líquido apenas com o aumento da pressão.
Dessa forma, temos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário