Dois lados?

"Toda história tem dois lados!"... Já faz um tempão que ouço isso e nunca questionei, mas daí veio esses pensamentos trazidos no vento dos cantos escondidos dos pensamentos figurantes, e me colocou a  olhado com o canto do olho, sabe aquele olhar de lado com os olhos percentualmente fechados de gradualmente se abrindo.
O meu lado da história e o lado do outro. nada mais racional e também nada mais sacana, nada mais cômodo bipolarizar o mundo entre o que eu sinto, vejo e julgo e outro, sem levar em consideração que margeia nossa vida muito mais que um...
Nossas ações ou nossa apatia atritam ou provocam revolta nos outros, nossa história permeia outras histórias, nossa vida entrelaça em outras tecendo uma existência que por mais solitária que nos pareça é coletiva.
Toda história é poligonal, tem muitas e tantas variadas faces que nem mesmo nós podemos contar, calcular, mensurar e imaginar. Só a sua simples existência já pode ser um ícone na existência de outrem, sua figura, suas palavras, seu modo de agir diante dos fatos, sua sensibilidade, sua insensibilidade são assistidas por uma platéia que é visível em parte, na luz do holofote e grande parte da platéia fica nas sombras, nos bastidores nos cantos...
Nossa história está povoando tantas outras histórias... Exercite-se andando na rua,  indo ao trabalho, enfim, vivendo e olhando nos olhos, pode ser que veja, mesmo que por perdidos segundos, olhos que acompanham sua história pelos mais variados motivos, mas que se tornam uma dessas faces ocultas.

Prof. Francis Emerson Santos

Um comentário:

Unknown disse...

Portanto, como muitos dizem:"sempre existe dois lados".... retratou perfeitamente o seu lado e o lado do outro, somos um sós, que por fazer parte de um mesmo mundo, nos tornamos muitos! Continue inspirado e inspirando nossas literaturas!!