O sinal

 No livro de Atos, capítulo 10, encontramos Pedro em um momento singular na casa de Cornélio, um homem piedoso, cujas orações e esmolas estavam "na memória diante de Deus" . Ao chegarem, Cornélio e sua família, seguindo os costumes da sua religiosidade, ajoelharam-se para adorar Pedro. Mas Pedro, agora liberto da religiosidade humana pelo andar com Jesus Cristo, os impediu prontamente. Este gesto de Pedro marcou profundamente aquele encontro.


Logo, Pedro compartilhou com eles o propósito e a vida de Cristo. E esses homens, que não pertenciam "à circuncisão" (os judeus), receberam a Palavra com alegria e foram batizados com o Espírito Santo. O sinal disso foi evidente, pois "todos ouviram eles falarem em línguas" (Atos 10:44-46) .


Essa passagem me faz lembrar, todos os dias, da grandeza da graça que nos alcançou. Não sou mais visto como um "gentio", mas como filho. E isso transforma tudo! Minhas ambições pessoais são colocadas em seu devido lugar, porque o que realmente importa é a vontade de Deus, não a minha.


Aprendo que é o Senhor quem me move, e não o contrário. Por isso, devo me render à Sua vontade, reconhecendo que, como aqueles que foram alcançados pela bondade e misericórdia, não somos nós que determinamos ou comandamos. Somos aqueles que agradecem, louvam, e têm o privilégio de "falar em línguas" (1 Coríntios 14:39).


Nunca podemos nos esquecer disso! Os manjares deste mundo, as tentações e os pratos de lentilhas que ele oferece, não podem ter poder sobre aqueles que receberam o derramar do Espírito Santo. Como Leonard Ravenhill disse: "O mundo não é um campo de brincadeiras, mas um campo de batalha." Devemos sempre nos render à soberania daquele que é o único Senhor de nossas vidas.


Por fim, como Paulo nos lembra em Filipenses 3:8, tudo o mais é considerado perda "por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor." E é com esse espírito que sigo em minha caminhada, reconhecendo que sou o menor no Reino e que minha vida depende exclusivamente da misericórdia de Deus.


Que a paz de Cristo, que excede todo entendimento, guarde nossos corações e mentes, em Cristo Jesus (Filipenses 4:7).


Professor Francis Emerson Santos

30 de agosto de 2024.

Nenhum comentário: