Somos a Bíblia que o mundo lê

 A Bíblia Sagrada é o coração da nossa fé, o farol que ilumina nosso caminho, a bússola que orienta cada passo que damos . Cremos, sem sombra de dúvida, na inspiração divina verbal e plenária das Escrituras, como declarado em 2 Timóteo 3:16-17: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." [1]


A Bíblia não é apenas um livro; é a Palavra viva de Deus, a nossa regra infalível de fé e prática. Mas aqui está o segredo: não é nosso papel impor seus princípios aos outros. Como disse o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 9:22, "fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns." [2] É através do nosso exemplo, da nossa conduta, que a verdadeira essência da Palavra de Deus é revelada ao mundo.


Somos chamados a ser a Bíblia viva que a sociedade lê diariamente . Nossas ações, nossa maneira de viver, são a primeira leitura que farão de nós. Jesus nos lembra em Mateus 5:16: "Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus." [3]


Não adianta tentar impor a Palavra à força. O profeta Zacarias ecoa essa verdade em Zacarias 4:6: "Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." [4] O impacto real acontece quando, em silêncio, vivemos o Evangelho em cada gesto, em cada palavra, em cada escolha.


Nosso viver deve ser um testemunho constante da presença do Emanuel, 'Deus conosco' . Como Martinho Lutero afirmou, "a verdadeira fé não pode ficar ociosa. Sempre que se tem a verdadeira fé, ela opera, vive e age."[5] Nossa fé em ação é o que atrai os olhares curiosos, as perguntas sinceras, e então, apresentamos a Palavra de Deus, não como uma imposição, mas como uma resposta àquele que busca.


Portanto, vivamos aqui não como se estivéssemos abandonados, mas como aqueles que caminham com o próprio Deus. Ele é o nosso companheiro constante, e nossa vida, refletindo Sua glória, será a maior pregação que poderemos fazer. "O Senhor é meu pastor; nada me faltará" (Salmo 23:1).[6] Que esta seja a verdade que transborda de nossos corações para o mundo.


Lembro-me, com humildade, de que sou pequeno e totalmente dependente da graça e da misericórdia do Senhor, que se renovam a cada manhã. Que essa mesma graça nos sustente e nos guie em cada passo que dermos, até que vejamos face a face aquele que é nosso Emanuel. Amém.



Professor Francis Emerson Santos

1 de setembro de 2024.



### Referências :


[1]: *A Bíblia Sagrada*. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993. (2 Timóteo 3:16-17).

[2]: *A Bíblia Sagrada*. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993. (1 Coríntios 9:22).

[3]: *A Bíblia Sagrada*. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993. (Mateus 5:16).

[4]: *A Bíblia Sagrada*. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993. (Zacarias 4:6).

[5]: *LUTERO, Martinho. *Liberdade do Cristão. São Leopoldo: Sinodal, 2000.

[6]: *A Bíblia Sagrada*. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993. (Salmo 23:1).

Nenhum comentário: